Para melhor explicação de nossa filosofia, a APISCOR resume os principais temas envolvidos com nosso trabalho:
A ARTE E O SER HUMANO
A PEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A IMPORTÂNCIA DO DESENHO
AS CORES
AS ABELHAS
SUSTENTABILIDADE
Nossa base de estudos vem de fontes tais como artigos de revistas, livros e dissertações.
A ARTE E O SER HUMANO
Há muito tempo a Arte é reconhecida como um elemento essencial para o ser humano, sendo uma das primeiras formas de expressão do homem. Ela expressa a vida, emoções e sentimentos, e favorece o desenvolvimento integral do indivíduo através do processo de criação. Esse processo o torna mais seguro de seus potenciais e mais consciente de seus limites. Com isso, o ser humano se manifesta de forma participativa e ativa na sociedade, certo de suas atitudes.
Através da arte na educação, formam-se não só artistas mas também seres pensantes, capacitados portanto a formularem reflexões e emitirem críticas, atuando como um canal de transformação na sociedade. Indivíduos conscientes, que não enxergam somente a si, mas também o outro.
A arte visa, através da educação, ao desenvolvimento de uma personalidade íntegra e harmoniosa do ser humano. Permite-lhe exercitar suas corresponsabilidades e a capacidade de observação dos fenômenos a seu redor.
A educação artística é tão importante quanto qualquer outra matéria. Uma criança, ao vivenciar algum tipo de arte (dança, desenho, teatro etc.), compreende muito mais seu significado (da arte), além de também perceber hábitos de sua cultura e aprender a diferenciá-la de outras.
Também usada para finalidades terapêuticas, a arte ajuda a conectar o mundo interno e o mundo externo do indivíduo, e transforma-os em imagens, que são interpretadas como símbolos e trabalhadas em sessões terapêuticas.
Para a compreensão psíquica do ser humano, pode-se entendê-lo através do resultado de sua atuação artística na matéria.
"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida."
Jung, 1920
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A PEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A APISCOR oferece uma linha pedagógica de produtos com o objetivo de auxiliar na educação das crianças. Inspirados na pedagogia Waldorf, os produtos da APISCOR podem ser utilizados em qualquer linha pedagógica.
Aulas de arte se mostram indispensáveis para que a criança desenvolva uma imaginação harmoniosa e formas de julgamento ao pensar, elementos essenciais para uma vida adulta saudável. A arte é usada como metodologia para a aquisição de conhecimento e em muitas pedagogias estas aulas são inseridas da infância até a adolescência.
A escolha de materiais naturais ajuda as crianças a desenvolverem a capacidade de observação e criatividade, infundindo uma sensação de paz e de bem-estar com o mundo.
Estudos apontam que é importante respeitar cada etapa no crescimento da criança e mantê-la sempre em contato com elementos da natureza.
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A IMPORTÂNCIA DO DESENHO
Ao desenhar, a criança expressa uma forma de comunicação, deixando seu inconsciente falar, ou seja, aspectos da personalidade e da situação familiar e social revelam-se através de seus rabiscos. Daí a importância dos desenhos no desenvolvimento da criança.
Os desenhos manifestam também necessidades vitais pelas quais a criança terá que passar – a ação e o conhecimento sobre o mundo e como interagir com este –, além de expressarem sua emoção, sua história, seu raciocínio e a compreensão de situações, trabalhando temas vividos.
O simples ato de desenhar pode ser terapêutico, atividade que já vem sendo desenvolvida em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições, para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações.
Para a criança, o desenho não é a cópia de algum objeto e sim uma manifestação do mundo. Trazer uma manifestação real para o papel é uma forma de a criança processar e trabalhar informações.
Dos rabiscos à imagem
É de suma importância a fase de desenvolvimento da criança de 0 a 7 anos, período em que será moldada toda uma estrutura psíquica e cognitiva, dependendo diretamente de estímulos. É um período de descobertas.
O desenvolvimento do desenho da maioria das crianças é semelhante e evolui conforme a idade, dependendo também do temperamento de cada criança e dos estímulos que recebe. Ele não se rege pelos padrões estéticos dos adultos.
A primeira fase é a dos rabiscos, já iniciada no final do primeiro ano de vida. Ao pegar um giz, a criança consegue deixar marcas numa superfície e sente um enorme prazer nessa descoberta. As cores ainda exercem um papel secundário.
De 3 a 4 anos, começam os desenhos figurativos e as cores já desempenham um papel importante. Paisagens começam a aparecer muitas vezes com características humanas (antropomórficas).
Quando a criança entra na fase em que começa a ter noções de perspectiva, de cores, de proporções e planificações, ela começa também a formar as primeiras palavras e frases.
O desenho, portanto, está diretamente ligado ao desenvolvimento da alfabetização. Dos 6 aos 7 anos, quando a criança começa sua vida escolar, a escrita vira um concorrente do desenho. Há uma enorme preocupação em aproximar o desenho da realidade e os símbolos são integrados como um todo.
As noções mais refinadas de perspectiva e profundidade surgem mais tarde.
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AS CORES
O ser humano entra “pessoalmente” em contato com cores através de desenhos. Aprende a distingui-las bem cedo, a usá-las e a misturá-las.
O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento do ser humano. Muitos estudos apontam que o cérebro é estimulado de diferentes maneiras e que sua capacidade motora e cognitiva, o raciocínio, a fala, a audição, entre outras funções, são aprimorados quando ele é exposto a diferentes cores.
Cada cor exerce um tipo de sensação, podendo também facilitar o processo de assimilação. Neste caso também há estudos que apontam o efeito da cor sobre o comportamento e crescimento da criança, de acordo com a faixa etária.
Quando chega ao mundo, a criança está num estado de "inconsciência" e precisará passar por muito trabalho interno para amadurecer. As cores nesta fase influenciam demasiadamente, havendo estudos que apontam uma colaboração delas para a formação interna de órgãos.
Dessa forma, as cores a serem primeiramente introduzidas ao bebê, ainda na fase em que mais dorme do que fica acordado, seriam o vermelho-claro, o salmão, o rosa, o alaranjado, o amarelo-ouro, tidas como “alegres” e “calorosas”.
Quando se ultrapassa essa fase, introduzem-se cores como azul, verde, amarelo-limão. Para a criança pequena, é importante um menor “bombardeio” sensorial (sonoro, luzes etc.) para que concentre sua energia em si mesma.
Inicialmente, a criança deve ter contato com as cores primárias (o número mínimo de pigmentos a partir dos quais se pode obter uma cor) e, com o passar do tempo, após muito experimentar e misturar cores, devem ser introduzidas as secundárias.
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AS ABELHAS
Abelhas são insetos que vivem em sociedades homeotípicas (com distinção de funções dentro da sociedade). Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e consideradas como o agente polinizador mais importante na natureza, sendo sua estrutura claramente adaptada para isso.
A polinização (processo em que o pólen de uma flor é transferido para outra, propiciando a troca de gametas [células sexuais] entre as plantas) é um fenômeno indispensável para a manutenção da biodiversidade e propagação de espécies. Sem a ajuda das abelhas, muitas plantas não teriam como se reproduzir e sobreviver. As abelhas iniciam o processo de produção de mel, seu principal produto de trabalho, quando coletam o néctar da planta ao visitar uma flor. Após a coleta, elas transferem o néctar para os alvéolos do favo. É dessa forma, com a ajuda de enzimas da saliva da abelha e reações químicas, que se forma o mel. Depois de preenchidos os alvéolos, as abelhas desidratam o excesso de umidade do mel e os lacram com uma fina camada de cera chamada de opérculos.
Para extrair a cera dos favos, podem-se colocá-los dentro de um saco de pano, imergi-lo em água e aquecê-los.
A cada 8 kg de mel, a abelha produz 1 kg de cera.
Além de produzirem o mel, as abelhas ajudam enormemente na agricultura, na produção de geleia real e própolis.
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SUSTENTABILIDADE
A APISCOR tem como meta trabalhar sempre de forma sustentável. Para tal, três aspectos essenciais são levados em consideração:
sociocultural – levando em conta aspectos da responsabilidade social. Pretendemos traçar caminhos apoiando projetos sociais que visem à igualdade e ao desenvolvimento da cidadania.
ecológico – procurando, sempre que possível, usar matéria-prima de fontes renováveis, minimizando o descarte de resíduos, reciclando o lixo quase em sua totalidade, priorizando parcerias com fornecedores capacitados e que também priorizem a sustentabilidade em suas empresas.
econômico – procurando manter nossos preços estáveis e competitivos, visando a um futuro também estável e mais justo. E cientes do fato de muitos de nossos clientes estarem começando suas instituições de ensino, não estipulamos um valor mínimo de compra.
Trabalhando para que esses itens se tornem uma realidade, a APISCOR estuda, no momento, planos de ação para uma atuação concreta no mercado.
Ao longo do caminho, mudanças continuarão a ser feitas para que essas metas sejam sempre atingidas de acordo com o tempo e realidade do Brasil.
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